quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

2016



 Não tem nada a ver com o post, mas gostei desse gif psicodélico.

  Hoje oficialmente comecei meus esforços para manter um daily journal. Ate então eu havia feito metas curtas no celular mesmo ou anotado insights aleatórios nos meus cadernos de pensamentos (que eu tenho dó de gastar rsrs), mas hoje acordei cedo e comecei a escrever em um caderno de verdade. Eu, particularmente, gostei muito de fazer isso de manhã, dá uma sensação de que o dia já começa produtivo, mas sei que ao longo do período de aulas não vai dar tempo. Não tem problema, fazer isso antes de dormir também dá uma sensação de que o dia valeu a pena.
  Não se preocupem, não vou ficar transcrevendo tudo o que escrevo no daily journal para cá, eu só quis fazer esse comentário. Agora vou falar um pouco das minhas metas para 2016 porque, né, eu vou querer ter isso como ponto de referência e escrito em algum lugar. Elas podem se resumir a:

✦ Aproveitar o curso de Psicologia da melhor forma possível
✦ Habituar-me a escrever
✦ Ter um trabalho remunerado
✦ Exercitar um sentimento que redescobri em 2015 que vou chamar aqui de "amor"

  Essas são as  coisas mais importantes para mim no momento e a partir delas posso me orientar sobre o que fazer a seguir.

  Aproveitar o curso de Psicologia da melhor forma possível
  Minha principal meta a longo prazo é me tornar a melhor profissional que eu posso ser para poder me sentir segura e feliz trabalhando, dando um senso de utilidade à minha vida, além de todo o senso de pertencimento que fazer parte de uma classe específica de profissionais proporciona.
✦ Determinar um horário fixo para estudar todos os dias. Minha psicóloga disse que não funciona estipular vagamente que vou estudar todos os dias. Se for feito sempre no mesmo horário tem mais chances de se tornar um hábito. No ano passado consegui estudar praticamente todos os dias por 1 hora após a aula, na biblioteca da faculdade, e sinto que aprendi bastante e minhas notas foram ótimas, mas quero melhorar nesse ano, já que pretendo transferir para uma faculdade melhor.
✦ Escolher bons materiais.
✦ Fazer resumos fichamentos.
✦ Prestar transferência para USP. O edital abre em Abril e eu ainda não sei se vai ter vagas para o meu curso. Se eu não conseguir, tudo bem, não é prioridade. Eu não odeio a ideia de fazer faculdade por aqui, na verdade gosto bastante e vejo vantagens. Eu só não queria deixar de tentar.
✦ Revisar conteúdo do primeiro ano (férias). 1. Psicologia do desenvolvimento. 2. Teorias da aprendizagem. 3. Básico sobre abordagem e sistemas. Quero comprar o livro de Processos Psicológico Básicos.
✦ Estágio no colégio Maria Peregrina. Pretendo fazer um post futuro sobre esse colégio e a abordagem lá usada.

  Habituar-me à escrita

✦ Escrever no daily journal todos os dias (manhã ou noite).
✦ Determinar um horário fixo para escrever. Outro tipo de texto que não diário, no caso. Sem obrigação de ser bom. Só quero produzir algo todos os dias ou o máximo de dias por semana que der.
✦ Escrever relacionando o que eu aprendi com temáticas do meu interesse (feminismo, sociedade, comportamento, livros, jogos, animes, etc). Isso é algo que minha psicóloga vive sugerindo que eu faça. Ela acha que eu deveria usar minha habilidade com escrita para dar um sentido mais pragmático para Psicologia e também para me sentir envolvida com as causas. Isso também é importante caso eu queira produzir conteúdo acadêmico algum dia.
✦ Ler mais textos do tipo que quero escrever. Artigos científicos, textos de opinião, revistas de Psicologia, portais de feminismo, etc. Pretendo ler algo do tipo todos os dias.
✦ Anotar ideias e tópicos de discussão.

  Ter um trabalho remunerado

  Isso é algo que eu quero desde que terminei a faculdade de vet em 2015, mas acabei deixando pra lá por ter conseguido um estágio (não remunerado) de Psicologia, coisa que eu não imaginava que conseguiria no primeiro ano. Nunca ter trabalhado "de verdade" me incomoda muito, apesar de eu ter tido a sorte de nunca ter precisado. A sensação de que eu não sei fazer nada é incômoda. A única coisa para a qual eu supostamente sou apta é a veterinária, mas não me sentir segura para exercer foi um dos principais motivos que me levaram a sequer buscar meu diploma. Talvez eu tenha me deixado levar demais pela insegurança que todo recém-formado sente. Se eu estudar clínica para valer eu posso me sentir segura para exercer e até me animar a tirar o CRMV, mas o fato é que eu não quero. Eu não me vejo nessa profissão e não quero me ver. Eu ainda tenho um pouco de medo (que vai diminuindo a cada dia) de me arrepender dessa decisão no futuro, mas foi por ter medo de me arrepender que eu não larguei o curso mais cedo e eu já percebi o quanto isso foi irracional. Enfim, já decidi me dedicar somente à Psicologia e essa decisão só me trouxe ótimos resultados até agora.
 Só que eu tenho consciência de que se eu conseguir transferir para uma faculdade integral ou conseguir o estágio na Maria Peregrina talvez não dê. É algo que eu quero para 2016, mas não é prioridade.
✦ Me inscrever em programas de estágio remunerado.
✦ Enviar currículo para escolas, creches e instituições. Eu decidi que eu gostaria muito de trabalhar com crianças ou em escolas, como minha prima vem fazendo, ou em algum outro tipo de instituição, como a em que estagiei.
 
  Amor

✦ Continuar fazendo coisas que me deixam feliz. Atividades físicas que eu gosto, hobbies.
✦ Arrumar meu quarto.
✦ Prestar atenção no que as pessoas próximas a mim estão precisando e ajudá-las.
✦ Apoiar meus amigos em seus projetos.
✦ Daily journal. Para me tirar do modo automático.
✦ Me permitir falar com as pessoas quando quiser falar e fazer outras coisas que tenho vontade de fazer, tipo sair com minha prima, planejar uma viagem, ir nadar, etc. Reduzir autocrítica para que eu não precise estar sempre bêbada ou exausta para me sentir apta.
✦ Parar de me preocupar com peso e outras futilidades. Tenho lido coisas sobre meninas anoréxicas e bulímicas que me deixaram super mal, mas ao mesmo tempo com uma raiva que faz com que eu queira socar quem faz qualquer discurso que reforce padrões de beleza. Como eu não posso fazer isso, vou começar pelo menos por mim.
✦ Esse lance todo com o meu pai. Eu tenho o direito de me permitir lidar com isso, mesmo que for só para me livrar, não importando o que as pessoas dizem.
✦ Inspirar as pessoas a fazer coisas boas, nunca o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, queridos! Aqui é seu espaço, podem colocar os pés no sofá.